top of page

Fila Brasileiro

Machos

Mãe: Yndia Iucatan

Dom Miúdo Iucatan - in memoriam
RG: DFA/06/02240
Pai: Peão de Boiadeiro Iucatan
Mãe: Yndia Iucatan
Criadores: Marco Antônio e Cristina Helena Braga

Títulos:
Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro,

Campeão Panamericano, Campeão Dominicano
(República Dominicana).
VER PEDIGREE E TÍTULOS

Falar do Miúdo não é fácil para mim. Faleceu depois de ter tido vários filhos e netos, e depois de ter deixado na minha alma uma marca indeleble. Ele foi o meu cãozão, o meu companheiro no momento mais difícil da minha vida, e quem me ensinou tantas coisas que eu morrerei e não serei grato a ele o tanto que ele merece. Essa minha relação com ele daria um livro - por aqui basta saber que eu nunca mais serei o mesmo.

 

Ele foi de criação do Canil Iucatan de Brasília-DF, fruto de mais de 20 anos de criação da raça, e filho de cães que trabalharam com gado.​ De temperamento forte, boa cabeça, corpo longo e ossatura forte. Era implacável na guarda, grande companheiro, sempre disposto a um bom passeio, e com grande resistência, inclusive com temperatura ambiente alta. Odiava água (risos), mas se sentia perfeitamente à vontade na presença de outros animais, fossem galinhas, patos, bodes, ou cavalos e vacas. Destemido, não se intimidava com nada, mas sabia se comportar em público – sempre atento, aprendeu a “ler” o estranho através de mim.
 

Como bom Fila, não dispensava uma sombrinha, mas gostava de tomar banho de sol. Se não houvesse motivo para o contrário, estava sempre deitado, e se colocava estrategicamente bem no meio da porta de acesso da casa, olhando para fora, tomando conta de tudo.

Bastante dominante, precisou de pulso muito firme para ser educado, e não admitia desafios da parte de outros cães, apesar de ser bem sociável com eles, mesmo machos adultos.

De desenvolvimento tardio, chegou ao auge da sua forma somente aos 3 anos. Produziu bons filhos, graças à genética que possuia.
 
Altura: 73cm.
Peso: 62kg.
Laudo de displasia: C. Laudo feito quando já tinha 3 anos, sendo que a pata direita seria chapa A, mas a esquerda era C. No entanto, a situação da articulação era bem saudável, sem nenhum dano aparente – e já tinha 3 anos e pesava na época 65kg.
bottom of page